O Livro de Guerra dos Filhos da Luz

09/01/2012 18:49

 

Sidur Essênio para a Batalha Espiritual

 

Orações de Preparação

1 - A Oração de Noach

E na terceira semana deste Yovel, os demônios imundos começaram a desviar os

filhos de Noach, e a fazê-los errar e a destruí-los. E os filhos de Noach vieram a

Noach seu pai, e disseram a ele acerca dos demônios que desviavam e cegavam e

matavam os filhos de seus filhos. E ele orou perante YHWH seu Elohim e disse:

“Elohim dos espíritos de toda a carne, Aquele que me mostrou misericórdia, e

salvou a mim e a meus filhos das águas do dilúvio, e não me fez perecer como

Tu fizeste aos filhos da perdição. Pois a Tua graça tem sido grande para comigo,

e grande tem sido a Tua misericórdia para com minh'alma. Que a Tua graça se

erga sobre os meus filhos, e que os espíritos iníqüos não governem sobre eles,

para que não destruam a si mesmos da terra. Mas abençoa-me e a meus filhos,

para que possamos aumentar e nos multiplicarmos e repovoarmos a terra. E Tu

sabes como as Tuas Sentinelas, os pais desses espíritos, agiram no meu dia. E

quanto a esses espíritos que ainda vivem, aprisiona-os e amarra-os firmemente

no lugar de condenação, e que nenhum deles traga destruição sobre os filhos do

Teu servo, oh meu Elohim! Pois esses são malignos, criados para destruir. E que

nenhum deles governe sobre os espíritos dos vivos, pois somente Tu podes

exercer domínio sobre eles. E que eles não tenham poder sobre os filhos da

justiça desde agora e para todo o sempre.”

(Fonte: Yovelim/Jubileus 10:1-6)

2 - Oração de a Preparação para Batalha

Quanto a mim, em razão de meu temor por Elohim, eis que Ele abriu minha

boca, e através da Sua Ruach HaKodesh, proclamarei a estes espíritos imundos a

verdade. Estes se tornaram espíritos que disputam por meu corpo. Os estatutos

de Elohim protegerão os vasos do meu corpo. E Elohim colocou em meu

coração a Ruach de sabedoria e entendimento, verdade e justiça. Medita, oh

justo, na Torá e fortalece-te com os preceitos de Elohim, a fim de lutares contra

os espíritos de iniqüidade, e não pereceres. Sobre os espíritos imundos virão os

Seus juízos. Maldito é o que tem ódio da verdade, e a justiça será executada

sobre ele até que o Seu domínio seja completo. Os espíritos dos bastardos1 e os

espíritos imundos, e os demônios ladrões serão derrotados pelos justos. Maldito

seja Beli'al e a abominação que traz a desolação2.

1 Referência aos espíritos dos filhos dos Nefilin, que nasceram de anjos caídos que se

enamoraram das filhas dos homes. Vide. Gn. 6.

2 O preenchimento desta lacuna baseia-se em possível referência a Dani'el 12:11

Seção II

Cântico para Proteção

1 - Primeira Invocação

Àquele que é digno de todos os louvores. Bênçãos para o Rei da Glória. Palavras

de ação de graças em salmos de louvor e adoração ao Elohim do conhecimento,

Esplendor do poder, o Elohim dos anjos, YHWH que é sobre todos os k'doshim.

Seu domínio é sobre todos os poderosos e fortes, e pelo poder da Sua força todos

serão aterrorizados e dispersados, correndo apressadamente da majestade da

morada de Sua glória real.

E eu, o instrutor, proclamo o Seu glorioso esplendor de modo a atemorizar e

aterrorizar todos os espíritos dos anjos destruidores, espíritos dos bastardos,

demônios, Lilith, uivadores, e habitantes das regiões áridas, e aqueles que caem

sobre os homens subitamente para desviá-los da Ruach do entendimento, e para

fazer o seu coração e a sua alma desolados durante o presente domínio da

iniqüidade e o tempo apontado da humilhação dos filhos da luz por razão da

culpa das eras daqueles que foram abatidos pela iniqüidade - mas não para

destruição eterna, mas para uma era de humilhação do pecado, através da vitória

sobre os espíritos malignos.

Cantai de júbilo, oh justos, ao Elohim de prodígio. Meus salmos são para os

retos. E que todos os que são inocentes O exaltem! Com a lira da salvação, eles

abrirão suas bocas pela misericórdia de Elohim.

Eles buscaram o Seu maná.

Salva-me, oh Elohim, Tu que preservas a misericórdia em verdade para toda a

Sua criação e julgas em justiça aqueles que existirão para sempre até a

eternidade. Ele julga no conselho dos anjos e dos homens. Nas alturas dos céus

está a Sua repreensão, e em todas as fundações da terra, os juízos de YHWH são

executados sobre os iníquos.

(Fonte: 4Q510 Frag. 1, 4Q511 Frag. 10)

2 - Liberdade da Atividade Demoníaca

No Reino de YHWH, os filhos da luz estenderão os seus domínios. E que todos

os moradores da terra juntamente com os espíritos do Seu domínio O bendigam

continuamente em seus tempos; os mares e toda criatura, proclamem a glória da

criação de YHWH e o esplendor de todas as coisas. Que eles se regozijem

perante o Elohim justo, com brados de júbilo pela salvação, pois não há mais

destruidor em suas fronteiras nem espíritos iníquos caminhando entre eles. Pois a

glória do Elohim do conhecimento brilhou através das Suas palavras, e nenhum

dos filhos da iniqüidade prevalecerá.

(Fonte: 4Q511 Frag. 1)

3 - Proteção para a Yahad

Ao Instrutor, um cântico de invocação a YHWH. Louvai ao Nome da Sua

Kedushá. Que todos aqueles que conhecem a justiça O exaltem. E que Ele faça

cessar o cabeça dos domínios que não tem a Sua luz, e que aos justos seja a

alegria eterna e a vida permanente, fazendo a luz brilhar sobre os filhos de

Yisra'el, pois a Sua porção é a primícia de Ya'akov, a herança do Elohim, o

Guarda de Yisra'el, que livra aqueles que guardam o Caminho de Elohim e a Sua

estrada kadosh para o seu povo de k'doshim. Pelo discernimento do

conhecimento de Elohim, Ele colocou Yisra'el em doze acampamentos

separando-os para Si mesmo a fim estarem na porção de Elohim com os anjos

das Suas gloriosas luminárias. Em Seu Nome os louvores de suas bocas são

proferidos. Ele estabeleceu todos os moadim do ano, e o domínio da Yahad, para

andar na porção do lote de Elohim conforme a Sua glória e para servi-Lo junto à

porção do povo do Seu trono. Por o Elohim de Yisra'el os chamou.

(Fonte: 4Q511 Frag. 2)

4 - Segunda Invocação

Benditos são os filhos da luz. Eles se regozijarão no Elohim da sua salvação. Ao

instrutor: o segundo cântico para aterrorizar aqueles que aterrorizam os filhos

dos homens, os servos de Satan que executam a sua vontade3, e oprimem os

filhos da luz com4 o seu desviar através de suas humilhações, mas não para

eterna destruição dele, mas para humilhação do pecado5. Pois eis que os filhos

da luz são protegidos por Elohim no esconderijo do Shadai, e eis que confiam na

Sua força contra os espíritos iníquos.

Pois eis que diz o justo: “Há tolice em minhas palavras? Não há. Ou no que

proferem os meus lábios? Não há vaidade no meu andar e a Ruach do meu

entendimento e do meu conhecimento me afasta das obras da iniqüidade, pois

Elohim fez brilhar o conhecimento do entendimento em meu coração. Instrutores

retos corrigem os meus pecados, e juízes fiéis corrigem as minhas culpas de

transgressões. Pois Elohim é meu juiz, e na mão do estrangeiro Ele não me fará

perecer.

Eis que Ele salvará os justos e eles se regozijarão em Elohim com júbilo. E

quanto a mim, Te renderei graças por razão da Tua glória. Tu colocaste o

conhecimento no meu molde de pó, para que eu possa Te louvar. E fui formado

d a Tua saliva6. Fui moldado do barro e a minha formação foi em trevas,

afastado da Tua luz, e a injustiça estava na imundícia da minha carne. Mas eis

que a Ruach do Teu conhecimento me salvou.

Tu selaste os céus e a terra e os abismos, e eis que são profundos. Os céus e os

abismos e os lugares escuros da terra, Tu confinaste. Tu selaste todos eles

eternamente, e ninguém pode abri-los. E a quem foram dadas as suas chaves?

3 O preenchimento desta lacuna leva em conta o diálogo de Satan em Yovelim (Jubileus) 10:8,

cuja estrutura textual traz alguma semelhança com o texto desta oração.

4 O preenchimento desta lacuna baseia-se em 4Q510, cuja estrutura textual traz alguma

semelhança com o texto desta oração.

5 Vide nota anterior.

6 Esse trecho dá outra conotação a quando Yeshua usa Sua saliva para curar o cego.

Acaso podem ser medidas as abundantes águas pela concavidade da mão de um

homem? Podem os céus serem medidos por um palmo? Quem por medida pode

calcular o pó da terra ou pesar as montanhas em uma balança, ou os montes com

escalas? Eis que o homem não fez tais coisas. Como então pode o homem medir

a Ruach Elohim?

Eis que vem a ira de Elohim sobre toda carne, e um juízo de vingança para

destruir a iniqüidade e pela furiosa ira de Elohim dentre aqueles que foram sete

vezes refinados7. Mas Elohim consagrará alguns dos k'doshim para Si próprio

como kehuná eterna, um refinamento dentre aqueles que são purificados. E eles

serão cohanim, Seu povo justo, Seu exército, e servos, mensageiros da Sua glória

e de Seus prodigiosos milagres. Eis que derramarei o temor de Elohim até os

confins da minha geração, e exaltarei o Nome de YHWH para aterrorizar pela

Sua força todos os espíritos dos bastardos8, para subjugá-los pelo Seu temor

através da Sua Destra.

No conselho de Elohim, para Sua glória, Ele colocou em meu coração os

cânticos e louvores da Sua justiça, e o Seu temor. E pela Sua boca Ele aterroriza

todos os espíritos dos bastardos para subjugar aqueles que habitam na

imundícia. Pois na impureza da minha carne está a fundação do poder deles, e

no meu corpo estão os conflitos. Os estatutos de Elohim estão em meu coração, e

eu desprezo os prodígios dos homens. As obras de culpa eu condeno, para que

Elohim me purifique.

E Tu me libertarás do domínio deles. E Tu, meu Elohim, és misericordioso e

gracioso9, tardio em irar-se, abundante em amor verdadeiro, a fundação da

verdade dos filhos da luz. E Tu és para Adam, e para seus filhos, a salvação, a

fonte da pureza, os celeiros da glória, grande em justiça e retidão.

7 Considerando que o número 7 indica uma plenitude, isso significa que Elohim se irará contra

aqueles que foram plenamente refinados - isto é - que Elohim corrigiu de todas as possíveis

formas, mas que persistem em andar em iniqüidade.

8 Vide nota semelhante na “Primeira Invocação”

9 Expressão tipicamente bíblica. Vide Ex. 34:6, Nu. 14:18, Dt. 4:31, Ne 9:17, etc.

Eis que bendirei o Teu Nome. E em meus tempos apontados, relatarei os Teus

prodígios. Eu os gravarei, os estatutos de ação de graças por Tua glória. O

princípio de todo propósito do coração é o conhecimento e o princípio de cada

proferir de bênção são os lábios justos, e o ser preparado para todo serviço

verdadeiro.

E, quanto a mim, minha língua cantará a Tua justiça, pois Tu a libertaste. Tu

colocaste em meus lábios uma fonte de louvor e em meu coração o segredo da

origem de todas as obras do homem, e o cumprimento das obras dos inocentes,

os julgamentos para todo o esforço de suas obras, de modo a justificar o reto na

Tua verdade e condenar o iníquo em sua culpa, para proclamar shalom a todos os

homens da aliança, e para exaltar em voz aterrorizante: “Ai daqueles que a

quebram!” Que eles bendigam todas as Tuas obras continuamente, e bendigam o

Teu Nome para todo o sempre. Amein, amein.

(Fonte: 4Q511, Frags. 8,18,28-30,35,48,49,51,53,54,55,57-59,63,64)

5 - Pedido de Livramento

Eis que a traça não pode louvar-Te, nem o verme contar da Tua misericórdia.

Mas os vivos podem Te louvar, todos os que tropeçam podem te louvar, quanto

Tu revelas a eles a Tua misericórdia, e quando Tu os ensinas sobre a Tua justiça.

Pois em Tua mão está a alma de todo ser vivo; o fôlego de toda a carne Tu

concedes. Age para conosco, oh YHWH, conforme a Tua bondade, conforme as

Tuas grandes compaixões, e conforme os teus numerosos atos de retidão.

YHWH ouviu a voz daqueles que amam o Seu Nome e não os privou da Sua

misericórdia. Bendito é YHWH, que realiza obras retas, coroando os seus pios

servos com misericórdia e compaixões.

Minh'alma clama por louvar o Teu Nome, para Te dar graças com brados por

teus atos misericordiosos, para proclamar a Tua fidelidade. Não há limite para o

Teu louvor! Estava próximo da morte pelos meus pecados, e minhas iniqüidades

me venderam ao She'ol. Mas Tu me salvaste, oh YHWH, segundo a Tua grande

compaixão, e segundo os teus numeroso atos de retidão. De fato, amei o Teu

Nome e encontrei refúgio em Teu abrigo. Quando me recordo de Teu poder, meu

coração é corajoso, e me recosto sobre as tuas misericórdias.

Perdoa meu pecado, oh YHWH, e purifica-me de minha iniqüidade. Concede

sobre mim a Ruach da fé e do conhecimento, e que eu não seja desonrado em

ruína. Que nem Beli'al tenha domínio sobre mim, nem qualquer espírito imundo,

nem permite que a dor ou o yetser hará se apoderem de meus ossos. Pois tu, oh

YHWH, és meu louvor, e em Ti espero o dia todo. Que meus irmãos se

regozijem comigo, e a casa de meu pai está maravilhada com a Tua graciosidade.

Eis que para sempre me regozijarei em Ti.

(Fonte: 4Q88)

Seção III

Salmos Essênios contra Espíritos

Malignos

1 - Primeiro Salmo10

Maldito seja Beli'al e aquele que pranteia por ele, sobre o qual incorrerá a

maldição eterna. Ele será destruído por YHWH. Maldita seja a serpente, o

dragão que foi lançado à terra. Por meio desta oração, os filhos da luz exorcizam

este demônio para que fuja de sua presença. Este homem será liberto e YHWH

lançará o demônio ao abismo, e ele habitará no mais profundo She'ol

eternamente.

2 - Segundo Salmo

Salmo de Shlomo. Ele invocará o Nome de YHWH e os espíritos e os demônios

fugirão. Estes são os demônios, e Satan o seu príncipe será derrotado pelo

Elohim de Yisra'el e lançado no abismo. O grande Elohim salvará o seu povo.

Oh YHWH, traz cura para aquele que se apóia no Teu Nome, e clama a Ti por

salvação. Eis que Ele diz a Yisra'el: “Apega-te a YHWH, Criador dos céus e da

terra, e de tudo o que neles há, Aquele que separou a luz das terra. Aquele que

selou as profundezas da terra e os céus acima da terra.

Quem fez estes sinais e prodígios na terra? YHWH é Quem fez estes através do

Seu Poder. Ele convoca todos os Seus anjos e toda a Sua semente kadosh que

está perante Ele, e faz todos os céus e a terra testificarem contra aqueles que

pecaram contra todos os homens, e agiram iniquamente contra todo homem. E

eles conhecem os mistérios dos Seus prodígios, os quais eles não podem realizar.

E se eles não desistirem por temor de YHWH de praticarem iniqüidade e de

matarem a alma dos homens, eis que YHWH Tseva'ot sairá à guerra. E o Anjo

de YHWH fará soar o shofar e eles temerão aquele grande toque.

10 Deste primeiro salmo, temos apenas um pequeno trecho, e ainda assim altamente danificado.

Mesmo assim foi feita uma tentativa de preencher suas lacunas da melhor forma possível,

tentando preservar o contexto.

E eis que um só homem dentre vós perseguirá mil, pois YHWH vosso Elohim

guerreia por vós11 servos de YHWH, o grande e temível Elohim. E eis que o

grande Elohim vos convoca para a batalha. E ao grandes principados e os

poderosos que habitam em toda a terra, e as profundezas, e os céus, vós direis:

“Que YHWH vos fira com grande golpe para vos destruir eternamente, e em sua

grande ira envie o Anjo do Poder para executar toda a Sua ordem, o qual não

estenderá misericórdia a vós, que operais a iniqüidade contra todos estes, e que

vos fará descer para dentro do grande abismo, sim, para o mais profundo do

She'ol, e que vos aprisionará e lá permanecereis, e as trevas vos cobrirão e

haverá grande angústia. E nunca mais a terra será contaminada, eternamente, e

nunca mais será desolada pela praga de Avadon. E a furiosa ira de YHWH vos

lançará nas trevas por toda eternidade.”

E de YHWH, vós direis: “os que estavam em aflição receberam a tua dádiva de

libertação. Aqueles que estavam cativos e aqueles que eram possuídos por

demônios, e aqueles que estavam oprimidos por enfermidades, Teu arcanjo

Refa'el os curou!” Amein, amein. Selah!

3 - Terceiro Salmo

Salmo de David contra os espíritos malignos. Uma invocação do Nome de

YHWH, para ser invocada a qualquer hora aos céus. Pois ele virá a ti à noite e tu

dirás a ele: “Quem és tu, nascido do homem e da semente dos k'doshim? Pois tua

aparência é de vaidade, e teus chifres são chifres de ilusão. Tu és trevas, e não

luz, iniqüidade e não justiça. O Príncipe das hostes, YHWH, te fará descer até o

mais profundo do She'ol, e fechará os portões de bronze através dos quais

nenhuma luz pode entrar, e o sol não brilhará para ti, o qual se levanta sobre o

justo, e não te iluminará. E então dirás: 'Impossível é que o justo venha a este

lugar, para que um demônio o fira. Eis que o justo sabe separar a verdade da

mentira, porque ele tem a retidão de YHWH e não pode ser enganado.'”

11 O preenchimento desta lacuna baseia-se em Js. 23:10, que parece ser a fonte deste trecho da

oração.

4 - Quarto Salmo (Baseado no Sl. 9112)

Aquele que habita na proteção do Altíssimo descansará à sombra do Onipotente,

o qual diz de YHWH: “Sois meu refúgio e minha fortaleza, meu Elohim que

nunca muda13, em que eu confio.” Pois Ele te livrará do laço do caçador, e da

peste mortal. Ele te cobrirá com Suas penas, sob Suas asas descansarás14. Sua

fidelidade sobre ti será por escudo, e a Sua verdade tua proteção, selah15. Tu não

temerás o terror noturno, nem a flecha que voa ao dia, nem a praga que destrói

ao meio-dia, nem a peste que persegue nas trevas16. Caiam mil homens à tua

esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido. Porém verás com teus

próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores, porque tu invocaste o teu

refúgio, YHWH, e tu és o Seu deleite17. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo

chegará à tua tenda, porque aos Seus anjos Ele dará ordens acerca de ti, para te

guardar em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão em suas mãos, para que

não tropeces com teu pé em alguma pedra.

Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés ao jovem e forte leão e à

serpente. Porque tu te deleitas em YHWH, Ele te resgatará e te assegurará e te

mostrará a Sua vitória. Selah.

Então eles responderão 'Amein, amein, selah.'18

(Fonte: 11QPsAp)

12 A grande diferença textual deste salmo, inclusive quando comparado a outros manuscritos do

Sl. 91, indica que não podemos considerar que esta seja uma diferente versão do Sl. 91, e sim

apenas um material litúrgico baseado no mesmo.

13 A expressão “que nunca muda” não aparece no texto massorético nem na LXX, mas está

presente no manuscrito 11QPsAp.

14 Variante textual do 11QPsAp, que difere do texto massorético, e da LXX, que dizem

“encontrarás refúgio.”

15 A expressão “selah” aparece no texto massorético nem na LXX, mas está presente no

manuscrito 11QPsAp.

16 A ordem das duas últimas frases está invertida, em comparação com o texto massorético e a

LXX.

17 A última frase difere totalmente do texto massorético e da LXX.

18 O final deste salmo é bastante diferente das demais versões.

Seção IV

Proclamação dos Anjos de Guerra

1 - Os Quatro Anjos que Impedem os Demônios

E depois daquilo eu vi milhares de milhares e dez mil vezes dez milhares. Eu vi

uma multidão incontável e incomensurável, que estava perante YHWH Tseva'ot.

E aos quatro cantos de YHWH Tseva'ot eu vi quatro presenças, diferentes

daqueles que não dormem, e eu aprendi os seus nomes, pois o anjo que foi

comigo me fez conhecer seus nomes, e me mostrou todas as coisas secretas. E eu

ouvi as vozes daquelas quatro presenças, a medida em que proferiam louvores

perante YHWH da glória.

A primeira voz bendiz YHWH Tseva'ot para todo o sempre. E a segunda voz

ouvi bendizer o Escolhido, e os escolhidos que se apóiam em YHWH Tseva'ot. E

a terceira voz ouvi orar e interceder por aqueles que habitam na terra, suplicando

no Nome de YHWH Tseva'ot. E eu ouvi a quarta voz ouvi afastando os inimigos

e proibindo-os de se aproximarem perante YHWH Tseva'ot para acusarem os

habitantes da terra. Depois disso, perguntei ao anjo do shalom que estava

comigo, e que me mostrou tudo o que é secreto: "Quem são estas quatro

presenças que eu vi e cujas palavras ouvi e escrevi?"

9 E ele me disse: "Este primeiro é Micha'el, o misericordioso e longânimo. E o

segundo, que é apontado sobre todas as enfermidades e feridas dos filhos dos

homens, é Rafa'el. E o terceiro, que é apontado sobre todos os poderes, é

Gavri'el. E o quarto, que é apontado sobre o arrependimento para a esperança

daqueles que herdarão a vida eterna, é chamado de P'nu'el." E estes são os quatro

anjos de YHWH Tseva'ot e as quatro vozes que ouvi naqueles dias.

(Fonte: Chanoch/Enoque 40)

Seção V

A Batalha dos Filhos da Luz

19 A primeira parte desta seção é baseada no “Manuscrito de Guerra” (1QM e 4Q491-496) -

uma seção apocalíptica da guerra do povo de YHWH. A seção, bastante extensa, narra guerras

tanto de âmbito espiritual, contra os espíritos malignos que servem a Beli'al, quanto de

âmbito físico, contra os povos que ao comando de Beli'al se reunirão contra Yisra'el. Por

razão dos objetivos deste material litúrgico, selecionamos algumas passagens

fundamentalmente de conotação de batalha espiritual.

1 - A Batalha Final dos Filhos da Luz

Naquele dia a kehilá dos demônios e a kehilá dos homens travarão batalha um

contra o outro, resultando em grande massacre. Os Filhos da Luz e as forças das

trevas lutarão um contra o outro para que seja revelada a força de Elohim com o

rugido de grande multidão e o brado de demônios e de homens, um dia de

calamidade. Será um tempo de tribulação para todo o povo que é redimido por

Elohim. Em todas suas aflições, nenhuma existiu que fosse como ela,

apressando-se para a conclusão como redenção eterna.

Em três porções, os Filhos da Luz se levantarão com firmeza para desferirem um

golpe na iniqüidade, e em três divisões o exército de Beli'al se fortalecerá para

tentar forçar o recuo das forças da Luz. E quando os estandartes da infantaria

fizerem seus corações temerem, então o Poder de Elohim fortalecerá os corações

dos Filhos da Luz. E na sétima porção a Grande Destra de Elohim sobrepujará

Beli'al e todos os anjos de seu domínio, e todos os homens de suas forças serão

destruídos para sempre.

(Fonte: 1QM)

2 - Os Estandartes dos Exércitos de Elohim

A regra dos estandartes de toda a congregação conforme suas formações. No

grande estandarte, que está por cabeça de todo o povo escreverão: “Povo de

Elohim”, e os nomes “Yisra'el” e “Aharon” e os nomes das doze tribos de

Yisra'el, conforme a sua ordem de nascimento. Nos estandartes dos cabeças dos

acampamentos de três tribos, escreverão: “Ruach Elohim”, e os nomes das três

tribos. No estandarte da tribo escreverão: “O Estandarte de Elohim” e o nome do

príncipe da tribo segundo as suas famílias. E o nome do príncipe dos dez

milhares e o nome dos chefes dos milhares e dos chefes de suas centenas.

No estandarte de Merari escreverão “A Oferta de Elohim” e o nome do príncipe

de Merari e os nomes dos chefes dos seus milhares. No estandarte dos milhares

escreverão: “A ira de Elohim se desprendeu contra Beli'al e todos os homens de

suas forças sem remanescentes” e o nome do chefe dos milhares e os nomes dos

chefes de suas centenas. E no estandarte das centenas escreverão: “Centenas de

Elohim, o poder da guerra contra toda a carne pecaminosa” e o nome do chefe da

centena e os nomes dos chefes das suas dezenas. E no estandarte dos cinqüenta

escreverão: “Terminou a resistência dos iníquos pelo Poder de Elohim” e o nome

do chefe dos cinqüenta e os nomes dos chefes das dezenas. E no estandarte das

dezenas escreverão: “Cânticos de júbilo a Elohim na harpa de dez cordas” e o

nome do chefe da dezena e o nome dos nove homens sob seu comando.

Quando saírem à batalha escreverão em seus estandartes: “A Verdade de

Elohim”, “A Retidão de Elohim”. “A Glória de Elohim”, “A Justiça de Elohim”,

e depois disso a lista completa dos seus nomes. Quando se aproximarem da

batalha escreverão em seus estandartes: “A Destra de Elohim”, “O Moed de

Elohim”, “O Tumulto de Elohim”, “O Ferido de Elohim20”. Depois disso os seus

nomes completos. Quando retornarem da batalha escreverão em seus estandartes:

“A Exaltação de Elohim”, “A Grandeza de Elohim”, “O Louvor de Elohim” “A

Glória de Elohim” com os seus nomes completos.

(Fonte: 1QM)

2 - Os Estandartes da Kehilá de Elohim

A regra dos estandartes da kehilá: Quando saírem à batalha, escreverão no

primeiro estandarte: “A Kehilá de Elohim” e no segundo estandarte “Os

Acampamentos de Elohim” e no terceiro “As Tribos de Elohim” e no quarto “As

Famílias de Elohim” e no quinto “As Divisões de Elohim” e no sexto “A

Assembléia de Elohim” e no sétimo “Os Chamados por Elohim” e na oitava “O

Exército de Elohim”. Eles escreverão os seus nomes completos com toda a sua

ordem. Quando se aproximarem da batalha escreverão em seus estandartes: “A

Batalha de Elohim”, “A Recompensa de Elohim”, “A Causa de Elohim”, “A

20 Segundo o manuscrito 4Q246, os essênios criam que Mashiach seria ferido, e que seu reinado

seria inicialmente breve, e posteriormente eterno. Nesse manuscrito, Mashiach é chamado de

Filho de Elohim. As referências a Mashiach e a Elohim neste manuscrito são quase

intercambiáveis.

Represália de Elohim”. “O Poder de Elohim”, “A Retribuição de Elohim”, “A

Força de Elohim” “A Aniquilação por Elohim das nações arrogantes”, e os seus

nomes completos escreverão sobre eles. Quando retornarem da batalha

escreverão em seus estandartes: “O Livramento de Elohim”, “A Vitória de

Elohim”, “A Ajuda de Elohim”, “O Suporte de Elohim”, “A Alegria de Elohim”,

“A Ação de Graças a Elohim”, “O Louvor a Elohim” e “O Shalom de Elohim”.

(Fonte: 1QM)

3 - As Torres dos Anjos

Haverá dois portões em cada torre, um à direita e um à esquerda. Sobre os

escudos dos soldados da torre escreverão, no primeiro: “Micha'el”, no segundo

“Gavri'el”, no terceiro “Sari'el” e no quarto Refa'el.” E Micha'el, e Gavri'el

estarão à destra, e Sari'el e Refa'el à esquerda. E os exércitos de YHWH sairão

ao comando dos quatro anjos, para militar contra as forças de Beli'al. E eles

estabelecerão emboscada para a linha de batalha das forças das trevas e elas

perecerão nas mãos dos anjos de YHWH.

(Fonte: 1QM)

Seção VI

Proclamação das Profecias de Vitória

1 - A Vitória sobre Satan

Naqueles dias os filhos começarão a estudar as Torot, e a buscarem as mitsvot, e

a retornarem para o caminho de retidão. E os dias se tornarão numerosos e

aumentarão dentre aqueles filhos dos homens, até que seus dias se aproximem de

mil anos, e a um número ainda maior de anos do que foi o número de dias. E não

haverá idoso, nem alguém que não se satisfaça com seus dias, pois todos serão

como crianças e jovens. E os seus dias serão completos e viverão no shalom e na

alegria, e não haverá mais Satan ou qualquer destruidor maligno, pois todos os

seus dias serão dias de bênção e de cura. E naquele tempo YHWH curará os Seus

servos,e eles se levantarão e verão grande shalom, e expulsarão os seus

adversários. E os justos verão e serão gratos, e regozijarão com alegria para todo

o sempre. E verão os seus juízos e todas as suas maldições sobre seus inimigos, e

seus ossos descansarão na terra. E seus espíritos terão muita alegria, e eles

saberão que é YHWH quem executa juízo, e mostra misericórdia para centenas e

milhares e para todos os que O amam.

(Fonte: Yovelim/Jubileus 23:26-31)

5 - A Punição de Satan

Lá meus olhos viram um profundo vale com bocas abertas, e todos os que

habitam na terra e no mar e nas ilhas lhe trarão dádivas e presentes e símbolos de

reverência, mas aquele vale profundo não se saciará. E as suas mãos cometem

obras de transgressão à Torá, e os pecadores devoram todos a quem oprimem, em

transgressão à Torá. Porém os pecadores serão destruídos perante a face de

YHWH Tseva'ot, e eles serão banidos da face da Sua terra, e eles perecerão para

todo o sempre. Pois eu vi todos os anjos do castigo lá habitando e preparando

todos os instrumentos de Satan. E eu perguntei ao anjo de shalom que ia comigo:

"Para quem estão preparando esses instrumentos?" E ele me disse: "Eles os

preparam para os reis e poderosos desta terra, para que por eles sejam destruídos.

E depois disso o Justo e Escolhido fará a Casa de Sua Kehilá aparecer.

E desde então não mais serão impedidos, no Nome de YHWH Tseva'ot. E essas

montanhas não permanecerão como terra perante a Sua Justiça, mas os montes

serão como uma fonte de água, e os justos terão descanso da opressão dos

pecadores."

(Fonte: Chanoch/Enoque 53)

Glossário

Avadon - Destruição, também o nome dado ao anjo do abismo em Guilyana

(Apocalipse)

Beli'al - Um dos nomes dados a Satan, provavelmente significa “Beli El”, ou

“sem El” (isto é, um espírito que não se submete a Elohim)

Cohen - Sacerdote

Cohanim - Plural de Cohen

Chanoch - Enoque

Elohim - Um dos Nomes do Eterno, significa literalmente “Poder Supremo”

Kadosh - Separado, sagrado

K'doshim - Plural de Kadosh

Kedushá - Santidade

Kehuná - Sacerdócio

Micha'el - Miguel, um dos arcanjos de YHWH, significa literalmente “Quem é

como El?”

Malki-Tsedek - Melquisedeque, significa literalmente “Meu Rei de Justiça”

Malki-Reisha - Outro dos nomes de Satan, significa literalmente “Meu Rei é

Maligno”

Moed - Tempo Apontado, também usado para se referir às Festas Bíblicas

Moadim - Plural de Moed

Noach - Noé

P'nu'el - Penuel, um dos arcanjos de YHWH, significa literalmente “Face de El”

Refa'el - Rafael, um dos arcanjos de YHWH, significa literalmente “El cura”

Ruach - Espírito, vento ou sopro. Normalmente, alusão à Ruach haKodesh

(Espírito de Santidade)

Sari'el - Sariel, um dos arcanjos de YHWH, significa literalmente “El é meu

príncipe”

Satan - Satanás, significa literalmente “adversário”

Selah - Termo musical de significado incerto.

Sefer - Livro

Sentinelas - Anjos que tinham por objetivo ensinarem aos homens o Caminho de

YHWH e supervisionarem suas ações. Segundo Gn. 6, as Sentinelas se

enamoraram das filhas dos homens, resultando em sua queda. Vide Sefer

Chanoch.

Shadai - Popularmente traduzido como “Todo-Poderoso”, significa literalmente

“Espírito Supremo”

She'ol - O lugar dos mortos. Possui níveis bons, onde estariam os tsadikim

(justos), e ruins, para punição dos iníquos

Shlomo - Salomão

Shofar - Trombeta feita de chifre, normalmente tocada nas guerras, tempos

apontados, e outras ocasiões especiais.

Yachad - Significa literalmente “Unidade” - nome dado a uma congregação

essênia

YHWH - Representação do Nome Kadosh do Eterno

YHWH Tseva'ot - O Senhor dos Exércitos

Ya'akov - Jacó

Yisra'el - Israel

Yovel - Jubileus

Yovelim - Plural de Yovel

 

 

Pesquisar no site

Contato

Kahal Israelita de Barcarena Site Parceiros:
matrixnewscom.webnode.com.br/
www.cafetorah.com/
www.torahviva.org/
www.centrodeestudosprofeticos.com.br/
Fone:
(91)91661016
(91)99071682
(91)81228514
Blog indicados:
https://midiajudaica.blogspot.com/
https://leitorah.blogspot.com/

Palavras-chave

Newsletter

Assine a nossa newsletter:

Produtos mais vendidos