Quebrando os argumentos de que Yeshua não pode ser o Mashiach!

13/03/2017 16:17

Os que rejeitam Yeshua como o Mashiach, ao se depararem com alguém que tem uma emunah de que o Mashiach de Yisrael já veio como Mashiach ben Yoséf, e que virá em breve como o Mashiach ben David, logo começam a bombardear aqueles que acreditam que o Mashiach de Yisrael é Yeshua, Dizendo:  “Como Yeshua pode ser o Mashiach, se provém da descendência amaldiçoada de Yekhanyahu (Jeconias)?

 

(Jeremias- Yirmeyahu 22:24-30).

24 Vivo Eu, diz o Yahuh, que ainda que Yekhanyahu, filho de Yehoyaqím, rei de Yehudáh, fosse o anel do selo na minha mão direita, contudo dali te arrancaria. 25 E entregar-te-ei na mão dos que buscam a tua vida, e na mão daqueles diante de quem tu temes, a saber, na mão de Nebukadh’nets’tsar, rei de Bavel (Babilônia), e na mão dos Kashdym. 26 E lançar-te-ei, a ti e à tua mãe que te deu à luz, para uma terra estranha, em que não nasceste, e ali morrereis. 27 Mas à terra, para a qual eles com toda a néfesh desejam voltar, para lá não voltarão. 28 É, pois, este homem Yekhanyahu um ídolo desprezado e quebrado, ou um vaso de que ninguém se agrada? Por que razão foram arremessados fora, ele e a sua geração, e arrojados para uma terra que não conhecem? 29 Ó érets, érets, érets! Ouve a palavra do Yahuh. 30 Assim diz o Yahuh: Escrevei que este homem está privado de filhos, homem que não prosperará nos seus yamim; porque nenhum da sua geração prosperará, para se assentar no trono de David, e reinar ainda em Yehudáh.” Porém, se buscarmos os registros dos Ketuvim Netsarim (Escritos Nazarenos), Yeshua descende de Yekhanyahu / Jeconias. Veja! Matityahu 1:11. 11 A Yoshiyahu nasceram Yekhanyahu e seus irmãos, no tempo da deportação para Bavel; Por sua vez, é importante ressaltar que Yekhanyahu / Jeconias, é descendente do rei David, veja! 

 

Alef Divrey hayamim - I Cronicas 3:1-24

1 E estes foram os filhos de David, que lhe nasceram em Chevron: o primogênito, Amnon, de Achynoam, a Yizre’é’lita; o segundo Daniel, de Avigail, a carmelita; 2 O terceiro, Avshalom, filho de Maakhah, filha de Talmai, rei de Geshur; o quarto, Adonyah, filho de Chaguit; 3 O quinto, Shefatyah, de Avital; o sexto, Yitream, de Egláh, sua mulher. 4 Seis filhos lhe nasceram em Chevron, porque ali reinou sete anos e seis meses; e trinta e três anos reinou em Yerushalayim. 5 E estes lhe nasceram em Yerushalayim: Shimah, e Shovav, e Natan, e Shelomoh; estes quatro lhe nasceram de Vat-Shua, filha de Amyel. 6 Nasceram-lhe mais Yivchar, Elyshama, Elyfalet, 7 Nogáh, Nefeg, Yafia, 8 Elyshama, Eliada, e Elifalet, nove. 9 Todos estes foram filhos de David, fora os filhos das concubinas  Tamar, irmã deles. 10 E o filho de Shelomoh foi Rechavam; de quem foi filho Aviyah; de quem foi filho Asa; de quem foi filho Yehoshafat; 11 De quem foi filho Yoram; de quem foi filho Achaziyahu; de quem foi filho Yoásh; 12 De quem foi filho Amatziyahu; de quem foi filho Azaryah; De quem foi filho Yotam 13 De quem foi filho Achaz; de quem foi filho Chizkiyáhu; de quem foi filho Menashéh; 14 De quem foi filho Amon; de quem foi filho Yoshiyáhu. 15 E os filhos de Yoshiyáhu foram: o primogênito, Yochanán: o segundo, Yehoyaqím; o terceiro, Tsidqiyáhu; o quarto, Shalum. 16 E os filhos de Yehoyaqím: Yekhanyáhu, seu filho, e Tsidqiyáhu, seu filho. 17 E os filhos de Yekhanyáhu: Assir, e seu filho Shealtyel. 18 Os filhos deste foram: Malkhiram, Fedayah, Shenatzar, Yeqamyah, Hoshama, e Nedabyah. 19 E os filhos de Fedayah: Zerubavel e Shimy; e os filhos de Zerubavel: Meshulam, Chananyáh, e Shelomit, sua irmã, 20 E Chashuváh, Ohel, Berekyah, Chasadyah, Yushav-Chesed, cinco. 21 E os filhos de Chananyáh: Pelatyáh e Yeshayah; os filhos de Refayah, os filhos de Arnan, os filhos de Ovadyáh, e os filhos de Shekhanyah. 22 E o filho de Shekhanyah foi Shemayah; e os filhos de Shemayáh: Chatush, e Yigal, e Varycha, e Nareyah, e Shafat, seis. 23 E os filhos de Nareyah: Elyoenai, e Chizqiyáh, e Azriqam, três. 24 E os filhos de Elyoenai; Hodaviyahu, Elyashiv, Felayah, Aquv, Yochanán, Delayáh, e Anany, sete.

 

        Então, como vemos, Yekhanyáhu recebeu a maldição de Yahuh no sentido de que seus descendentes não sentariam no trono de David conforme vimos anteriormente no texto de Yirmeyahu 22:24-30. Por esse motivo, alegam os antimissionários que Yeshua não é o Mashiach, pois este não pode advir de uma linhagem que recebeu a maldição de não herdar o trono messiânico. Não obstante, temos os seguintes fatos:

 

·    Yekhanyahu/Jeconias gerou Shealtyel/Sealtiel como vimos anteriormente em Alef Divrey hayamim 3:17. “17 E os filhos de Yekhanyáhu: Assir, e seu filho Shealtyel.”

 

·    Shealtyel/Sealtiel gerou Fedayah/Pedaías como vimos anteriormente em Alef Divrey hayamim 3:18. “18 Os filhos deste foram: Malkhiram, Fedayah, Shenatzar, Yeqamyah, Hoshama, e Nedabyah.”

 

·    Fedayah/Pedaías gerou Zeruvavel/Zorobabel como vimos anteriormente em Alef Divrey hayamim 3:19. “19 E os filhos de Fedayah: Zeruvavel e Shimy; e os filhos de Zerubavel: Meshulam, Chananyáh, e Shelomit, sua irmã,”

 

Então, verifica-se claramente que Zerubavel/Zorobabel é descendente de Yekhanyáhu /Jeconias, e sua maldição foi anulada pelo próprio Eterno. Veja!

 

  Chagai/Ageu 2:23.

“Naquele yom, diz Yahuh Tsevaot, tomar-te-ei, ó Zerubavel, servo meu, filho de Shealtyel, diz Yahuh, e te farei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Yahuh Tsevaot”.

 

Segundo Rashí Yekhanyáhu (Jeconias) se arrependeu, e por isso nasceu posteriormente Zerubavel, seu descendente, que foi escolhido por Yahuh para ser um anel de selar (Veja a explicação de Rashí sobre Chagai/Ageu 2:23). Em outras palavras, a maldição imposta sobre Yekhanyáhu Jeconias foi desfeita por Yahuh em razão de seu arrependimento. Ante a dicção do verso supra citado (Chagai/Ageu 2:23), percebe-se que o descendente de Zerubavel (Zorobabel) receberia o anel de selar de Rei, ou seja, assentar-se-ia no trono de David. Ora, já que Yeshua é descendente de Zerubavel/Zorobabel conclui-se que pertence à linhagem messiânica escolhida por Yahuh. Veja!

 

Matityahu 1:13-25

13 A Zerubavel nasceu Av'ichud; a Av'ichud nasceu Elyakim; a Elyakim nasceu Azur; 14 A Azur nasceu Tsadok; a Tsadok nasceu Yakhin; a Yakhin nasceu El'ichud; 15 A El'ichud nasceu El'azar; a El'azar nasceu Matan; a Matan nasceu Ya'akov; 16 A a Ya'akov nasceu Yossef, pai de Miriyam, da qual nasceu Yeshua, que é chamado o Mashiach. 17 De modo que todas as gerações, desde Avraham até David, são catorze gerações; e desde David até a deportação para Bavel, catorze gerações; e desde a deportação para Bavel até o Mashiach, catorze gerações. 18 Ora, o nascimento de Yeshua HaMashiach foi assim: Estando Miriyam, sua mãe, desposada com Yossef, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido da Ruach HaKodesh. 19 E como Yossef, seu esposo, era justo, e não desejava entregá-la à morte, nem a difamar, intentou deixá-la secretamente. 20 E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um Malakh do Yahuh, dizendo: “Yossef, filho de David, não temas receber a Miriyam, tua mulher, pois o que dela nascerá é da Ruach HaKodesh, 21 E ela dará à luz um filho, e  chamará o seu nome Yeshua; porque ele salvará o seu povo de  seus pecados.” 22 Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte de YHWH pelo profeta: 23 “Eis que a uma moça jovem (עַלְמָה almah) conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado Imanu'el.” que traduzido é: El conosco 24 E Yossef, tendo despertado do sono, fez como o Malakh de YHWH lhe ordenara, e recebeu sua mulher; E não podia contemplar sua face, pois eis que estava repleta da Ruach HaKodesh desde a concepção, de modo que não podia reconhecer-lhe em razão do esplendor de sua face. 25 E não a conheceu enquanto ela não deu à luz seu filho primogênito, e pôs-lhe o nome de Yeshua.

 

No sentido do que foi exposto, cita-se conceituada obra do Judaísmo Ortodoxo que, ao comentar o texto de Chagai/Ageu 2:23, leciona acerca da anulação pelo próprio Yahuh da maldição proferida contra Yekhanyáhu Jeconias, em razão de seu arrependimento, e que isto garantiu que de sua descendência proviesse o Mashiach: “Embora Yirmeyahu (Jeremias) tenha profetizado que Yekhanyáhu (Jeconias), filho de Yehoyaqím, fosse condenado a não ter filhos (Yirmeyahu 22:24,30), mesmo assim, através do arrependimento de Yekhanyáhu Jeconias, Elohim retratou-se de Seu voto e garantiu-lhe filhos. Seu grande neto foi Zerubavel, que se tornou como um anel de selar do Onipotente e conduziu o exílio babilônico de volta para Yisrael. De fato, é a partir desse verso que nossos sábios ensinam (Pesikta De Rav Kahana): “Grande é o arrependimento, pois este anula o voto” (Rashí; Radak). Outros veem este verso como uma profecia da redenção final. Naquela hora seu descendente será o Rei Mashiach, que governará sobre Minha nação e restabelecerá a dinastia davídica (Abarbanel; Metsudos).”(Trei Asar, Volume II, 2009, ArtScroll Tanach Series, Editores: Rabbi Nosson Scherman e Rabbi Meir Zlotowitz, página 191). Consequentemente, o Judaísmo Ortodoxo reconhece que da linhagem de Zerubavel, descendente de Yekhanyahu/Jeconias, viria o Rei Mashiach, e Yeshua provém claramente desta linha genealógica (Matityahu 1:11-12), o que faz cair por terra os frágeis argumentos dos que se levantam contra o Mashiach de Yisrael (Yeshua).

 

Adiquira já o seu livro Yeshua Codificado na Toráh, Mito ou Verdade?

www.clubedeautores.com.br/book/216735--Yeshua_Codificado_na_Torah#.WMgjtG8rK1s

Pesquisar no site

Contato

Kahal Israelita de Barcarena Site Parceiros:
matrixnewscom.webnode.com.br/
www.cafetorah.com/
www.torahviva.org/
www.centrodeestudosprofeticos.com.br/
Fone:
(91)91661016
(91)99071682
(91)81228514
Blog indicados:
https://midiajudaica.blogspot.com/
https://leitorah.blogspot.com/

Palavras-chave